quinta-feira, 19 de maio de 2011

MoPeMuCa - O "escafandro" das bandas autorais

Idealizado por MAKS Tiritan, o Movimento Permanente Musicália Campinas tem por objetivo criar e incentivar uma cultura sólida na cena musical da cidade de Campinas, esse projeto tem se tornado o escafandro de bandas indenpendentes que ha muito tempo estão submersas e se afogando com uma enxurrada de bandas cover que tomam espaço, e ocupam os palcos dos bares de toda a cidade. Não quero entrar no mérito aqui, mas o engraçado é que esse negócio de banda cover é algo exclusivamente brasileiro. Em qualquer outro país, bandas de rock tocam na garagem alguns covers e logo já partem pro trabalho de sua autoria. Mas enfim, enquanto isso for lucrativo para os bares da nossa cidade, bandas cover vao continuar tomando nosso espaço e vai ser extremamente dificil ver bandas autorais independentes tocando por ai em dias de movimento em que as casas e bares estão cheios. Detalhes a parte o fato é que esse projeto visa exatamente o oposto, e sabemos que o caminho é muito longo, e ainda vai muito trabalho para que um dia quem sabe esse cenario inverta a nosso favor
- o MoPeMuCa em parceria com o Sebastian Bar esta abrindo as portas pra bandas independentes que querem se apresentar e mostrar seu trabalho autoral para o público. É importante dizer que o MoPeMuCa é feito por nós mesmos - músicos, bandas e público - e é de extrema importância a nossa participaçao ativa e contínua, divulgando (seja pela internet ou boca a boca), participando dos eventos e, pra nós músicos, fazendo boa música.

Lembrando que o MoPeMuCa acontece toda Quarta-Feira as 20hs no Sebastian Bar em Campinas, um espaço descontraído e agradável, equipado com sonorização de primeira e atendimento cortez com lindas garçonetes. Pra quem quiser conferir esse incrivel projeto é só comparecer no Sebastian Bar que fica localizado à Rua Dona Maria Umberlina Couto de frente pra Faculdade Fleming, a entrada custa apenas R$6,00 e músico nao paga nada.

Bora tomar aquela gelada e curtir uma boa música. Afinal nós somos feitos de musica.

Mais informações nos sites:

www.mopemuca.com.br/mopemuca.html

www.sebastianbarcampinas.com.br/home.htm



4 comentários:

  1. Terrível, terrível... Música brasileira tem que ser aquela coisa inócua, "easy listening", "Ela é carioca...". Aí nego se propõe a fazer um rock n' roll de pegada, mas ninguem liga pra trabalho autoral. O caboclo tem que fazer um coverzinho e acaba invalidando qualquer proposta artistica que poderia ter um dia. Brasileiro ou é brocha ou é imitadorzinho.

    ResponderExcluir
  2. Cara faço par de uma banda BR-87, passamos por isso aqui tambem em Juazeiro do Norte no Ceara, a banda tem 10 anos de estrada, mas a grande maioria das pessoas preferem abrir espaço para bandas cover. O pouco espaço que sobra para o rock na região é preenchido por bandas cover, pois a outra grande parte ja é dominada pelo forro sertanejo e coisas do tipo.
    Continuem firme e forte.
    Admilson
    http://palcomp3.com/bandabr87/

    ResponderExcluir
  3. Sim, massa o som da Almerões, gostei.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários, sim, esse é um cenário que nós enfrentamos no país inteiro, tenho certeza que ai no Ceará não é diferente.

    ResponderExcluir