sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pink Floyd - Um álbum, um livro e a nossa realidade

Corrupção, roubo, irregularidades, fraudes...essas são apenas algumas das inumeras "safadezas" que rolam no Congresso Nacional, políticos mais sujos que suas próprias bundas, incompetentes e tão ignorantes quanto população brasileira. Eles incentivam a natalidade e colaboram com a miséria do povo e ignoram os crimes muitas vezes por eles mesmos praticados. Eles, que deveriam ser nossos aliados, insultam nossa inteligência e nossa memória. Nada muda, e assim o tempo vai passando, e como passa, passa tão rápido que parei pra pensar e notei que em alguns meses meu blog vai completar 2 anos de existência, entao comecei a ler todos os posts que escrevi desde o primeiro até o ultimo, e isso é interessante porque dá pra notar a evolução da escrita e como a gente muda algumas caracteristicas conforme o tempo passa. Mas o mais interessante foi que eu notei que nunca escrevi sobre uma de minhas bandas favoritas – o Pink Floyd – Calma, nao mudei de assunto! Já que eu estava falando sobre política, e nunca falei sobre o Pink Floyd, vou aproveitar e ligar todos os assuntos falando sobre um album conceito deles chamado Animals. Esse album foi baseado na obra Animal Farm (A Revolução dos Bichos) de George Orwell. Publicado na Inglaterra em 1945, narra uma história de corrupção e traição e recorre a figuras de animais para associar a realidade com caracteristicas humanas das quais pouco me orgulho. 

No decorrer da história os bichos de uma fazenda se rebelam contra o fazendeiro, assumindo o controle da fazenda, e decidem se organizar em grupos - Os Porcos, que é claro comandam o país, quero dizer a fazenda, - Os  Cães, que servem aos porcos e tem a função de policia, e por ultimo, a classe trabalhadora a população que sofre as consequencias de uma administração corrupta e manipuladora dos porcos. Mesmo escrito na decada de 40 a obra é de uma atual genialidade e eu considero uma leitura obrigatória para quem quer começar a formar uma opnião política e nele contém uma das frases que eu mais gosto de todos os livros que eu li:

"As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco".

Alguma semelhança com a realidade? Pois é, por isso afirmo que isso é leitura obrigatória. Voltando ao album do Pink Floyd, com 41 minutos de duração ele contém 5 faixas, as 3 faixas do meio são divididas em Dogs (Cachorros), Pigs (Porcos) e Sheeps (Ovelhas, no caso, nós meros mortais), e tudo isso em volto por uma história de amor em Pigs on the Wind 1 and 2.



Nenhum comentário:

Postar um comentário