terça-feira, 10 de março de 2009

Rust in Peace…Polaris: Uma música vale mais do que mil palavras

Outro dia estava refletindo sobre alguns acontecimentos passados da minha vida quando me lembrei da primeira vez que eu cheguei com um disco de Rock em minha casa. Tinha cerca de 14 anos e não sabia nada sobre música, quando um amigo da escola chegou com o CD Fear of the Dark do Iron Maiden e me disse: “escute isso, vai mudar a sua vida”. Ingênuamente levei o CD pra casa, coloquei no aparelho de som, aumentei o volume quase no último, e… quase infartei meus pais. Eles ficaram malucos, desligaram o som e disseram que não queriam que eu me tornasse um drogado vagabundo (provavelmente isso já aconteceu com muitos). O ponto onde quero chegar é que existe muito preconceito com relação ao Rock, pessoas dizem que as músicas só fazem apologia a drogas, sexo e outros assuntos de caráter ilícito, restrito e as vezes até mesmo constrangedor. Bom, eu não nego, mas a verdade é que assim como qualquer outro assunto não podemos generalizar. Muitas músicas tem muito conteúdo, e não estou falando apenas de riffs e solos de guitarras intermináveis, linhas de baixo doentes e bateristas que nos remetem a um helicóptero em pleno funcionamento, mas a criatividade e a sutileza que os compositores tem para alfinetar pessoas, politica, religião, e enfim, vários assuntos sempre polêmicos. É o caso da música Rust in Peace…Polaris do Megadeth, em portugues “Enferrugem em Paz…Polaris” um trocadilho que Dave Mustaine faz com a frase nicho escrita em tumbas e túmulos “Rest in Peace”. É uma impressionante crítica relacionada ao ambiente de tensão existente durante a guerra fria, quando foram desenvolvidos pelos EUA os mísseis de longo alcance chamado Polaris, que carregavam ogivas nucleares que podiam ser lançados de submarinos com alto poder de destruição. Segundo uma matéria publicada no whiplash.net, Dave Mustaine concebeu a idéia dessa música quando estava dirigindo para sua casa e viu no para-choque do carro da frente um adesivo com as sábias palavras “Que todas as ogivas nucleares possam Enferrujar em Paz…” …bem que isso poderia ser um lição para nossos lideres mundiais.

4 comentários: