terça-feira, 10 de março de 2009

Metallica - A história por trás de "The God that Failed"

Essa canção foi a primeira música escrita/gravada pelo Metallica usando meio tom abaixo, que junto com o timing lento dos riffs de Guitarra e a intro feita no Baixo, dá uma sensação de peso diferente, para quem não entende inglês, é possivel sentir um certo ódio apenas escutando a melodia. – Mas o que poucos sabem é que a música se desenvolve em cima de um tema central que fala sobre as crenças e a confiança que nós humanos temos em Deus. James Hetfield se inspirou na angústia sobre as circunstâncias da morte de sua mãe. Ela morreu de câncer pois se recusou a aceitar um tratamento médico acreditando que seria curada pelas mão de Deus, figura a quem era devota. James, indignado, culpa Deus pela morte dela, pois se ela tivesse procurado a medicina moderna, as chances de cura seriam muito maior.Enfim, acredito que uma música boa é uma música que realmente tem significado e consegue transferir o estado de poesia do compositor para os ouvintes e na minha opinião essa é umas das melhores do Black Album. Para os que ainda não ouviram, vale a pena escutar, principalmente o solo de Kirk Hammett gravado em uma oitava acima.


6 comentários:

  1. eu não julgo James Hetfield por culpar deus numa situação dessa, eu acho que não agiria diferente

    ResponderExcluir
  2. Na Biblia está escrito que o homem prudente nao despreza a medicina, que foi criada por Deus. Pra que existeriam médicos se bastaria pra nós pedir a Deus a cura das doenças?

    ResponderExcluir
  3. Eu ficaria muito decepcionado também com uma morte assim. Mas também vale lembrar que a religião seguida pela família de James era a Ciência Cristã, que, ao contrário do nome, rejeitava qualquer intervenção da Ciência na cura de qualquer problema que tivéssemos. Tanto é verdade que James só tomou seu primeiro analgésico com 14/15 anos depois de ir morar com o Irmão...

    ResponderExcluir
  4. Ninguem nesse mundo pode se virar contra Deus todos nos sabemos que é muito ruim a perda de uma mae que a dor é enorme mas se Deus nao quis salvar a mae dele foi pq ja era a hora dela pq se nao fosse ele teria a salvo, James devia se virar contra Deus se fosse assim todo mundo ja teria se virado contra Deus pq quantas pessoas ja nao morreram nesse mundo e quantas ainda nao vao morrer? isso é pura besteira

    ResponderExcluir
  5. Cada um reage de sua maneira com a perda de um parente, ainda mais quando são tão próximos e queridos como os pais. Eu acabei de ouvir essa música e já havia perguntado no YouTube se poderia canta-la mesmo que não representa-se o que eu penso sobre Deus, visto que sou cristão e mesmo não frequentando a igreja, minha vida está sob suas mãos. Mas a melodia sofrida, o tom das guitarras e a voz, ritmo lento, tudo isso faz com que ela seja a minha preferida do Black Album. Só que o tema não me deixa cantar a música, apesar dela ser viciante assim como as músicas do Slayer e Mr.Crowley do Sabbath. Enfim, eu não canto músicas assim porque quero transmitir a idéia de outro como se fosse minha, pelo contrário, eu canto porque quero transmitir a vibe, o peso. Quanto a mensagem, não é o que eu penso.

    ResponderExcluir
  6. sid.familia773@gmail.com31 de março de 2024 às 18:34

    Bom cada um reage da maneira que se sente no momento, mais confiar em Deus de acordo com sua própria palavra sagrada não é cruzar os braços e não fazer nada, afinal quem deu o dom da medicina ao homem foi ele certo, então vale lembrar que não devemos cruzar os braços e esperar que as coisas caiam do céu
    Devemos confiar sempre em Deus mais também temos nossas próprias obrigações..

    ResponderExcluir